quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Dica da semana

Vídeo com GoPro

Se você acompanhou o post de ontem para evitar que respingos de água aparecesse nas suas fotos incríveis, esse post é parecido mas é mais comum de acontecer durante filmagens devido a maior duração no tempo de ação da câmera. No caso das fotos, ainda pode ocorrer mas é mais raro pois a atividade contínua da GoPro é menor.
Provavelmente vocês observaram a lente da caixa estanque da câmera embaçando por dentro durante as filmagens e isso é bem desagradável e pode aparecer em uma filmagem e estragar o vídeo todo. Há algumas maneiras de evitar isso mas vamos entender porque isso ocorre.

Durante o tempo de ação da câmera ela aquece, e quem tem uma GoPro Hero 3 pôde observar que ela aquece mais que o modelo anterior Hero 2. Devido a esse aquecimento pode ocorrer condensação da umidade contida na caixa que se acumula na lente. E como evitar isso?

A GoPro tem a sua maneira vendendo tabletes anti fog que podem ser colocados na caixa estanque junto com a câmera que impede o embaçamento das lentes.






Essa opção é relativamente cara, os tabletes custam quase 15,00 dólares e vem somente 12. Não acho que compensa.

Mas temos boas alternativas que funcionam tão bem e com certeza é mais barato.

1 - Papel alumínio - O objetivo dos tabletes anti fog é impedir que a condensação ocorra nas lentes e ao invés disso, ocorra nos tabletes. Você pode substituir os tabletes por pedaços de papel alumínio e inserir dos lados da câmera dentro da caixa estanque. Quando ocorrer a condensação, será no papel alumínio evitando que a lente embace.

2 - Anti mofo de armário - Ótima opção, acredito que uma das mais práticas e fáceis de fazer. A ideia é utilizar uma caixa grande com tampa, e dentro dela colocar a caixa estanque aberta, a câmera fora da caixa estanque e junto colocar aquelas caixinhas de anti mofo de armário como esse da foto abaixo. Qualquer marca serve e não precisa ter cheirinho de lavanda. Siga as instruções do fabricante do anti mofo e coloque junto com a caixa estanque e a câmera. Feche a caixa grande com tudo dentro e deixe de um dia para o outro. No dia seguinte, antes de utilizar a câmera, abra a caixa e monte sua GoPro dentro da caixa estanque rapidamente para não pegar umidade. Vantagens desse método é que a o anti mofo pode ser utilizado várias vezes. Além disso, hoje em dia há aqueles anti mofos que podem ser reciclados no microondas.
3 - Ar condicionado - O objetivo aqui é remover a umidade de dentro da caixa estanque para não ocorrer condensação certo? Todo ar condicionado remove a umidade do ambiente, logo se você tem ar condicionado no seu quarto, basta deixar a câmera fora da caixa estanque e a caixa aberta durante toda a noite, e no dia seguinte montar a GoPro dentro da caixa estanque antes de desligar o ar condicionado. Essa é a opção que eu mais uso e funciona perfeitamente. Acredito que em alguns minutos deva funcionar, ao invés de uma noite inteira, por isso experimente fazer com o ar condicionado do carro, caso um no quarto não esteja disponível.

Essas são alternativas baratas e eficientes para remover a umidade da caixa da GoPro e caso você tenha alguma outra opção, deixe seu comentário e contribua com a galera.

Seguindo essas dicas, suas filmagens vão ficar ainda mais incríveis. Comente também sua experiência caso use alguma dessas opções do blog.

Até amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe suas dúvidas e sugestões!